Sugestão de Leitura

Por que a contextualização é importante?

Para pensarmos de forma mais aprofundada sobre esta questão, lançamos o seguinte questionamento: o que significa contextualizar? Por que este termo vem sendo tão valorizado nos discursos referentes à Educação? Como e por que é importante que haja a contextualização no ensino?

Ao buscarmos uma explicação sobre o que é a contextualização recorremos às Diretrizes Curriculares Estaduais de Ciências (PARANÁ, 2008), documento que orienta as práticas educacionais no ensino de ciências nos últimos anos no Estado do Paraná e encontramos o texto que segue.

"Contextualizar é uma forma de articular o conhecimento científico com o contexto histórico e geográfico do estudante, com outros momentos históricos, com os interesses políticos e econômicos que levaram à sua produção para que o conhecimento disciplinar seja potencialmente significativo.

A relação contextual pode ser um ponto de partida, de modo a abordar o conteúdo mais próximo à realidade do estudante para uma posterior abordagem abstrata e específica. A relação contextual pode, também, ser o ponto de chegada caso o professor opte por iniciar a sua prática com conteúdos mais abstratos e reflexivos. 

Nesse caso, contextualizar significa aproximar os conteúdos científicos escolares das estruturas sociais, políticas, éticas, tecnológicas, econômicas, entre outras. Esta aproximação, no âmbito pedagógico, se estabelece por meio de abordagens que fazem uso, necessariamente, de conceitos teóricos precisos e claros, voltados para as experiências sociais dos sujeitos históricos produtores do conhecimento (PARANÁ, p.79, 2008)."

 O que parece claro é que, quando pensamos em contextualização no ensino, pensamos também nos conteúdos e nas metodologias a serem trabalhados, e na maneira como estes podem ser associados às nossas vivências e às vivências de nossos estudantes.

Para respeitados autores que fundamentam suas ideias nas teorias da aprendizagem baseadas em diversos conceitos histórico-culturais, a necessidade de contextualização dos conteúdos surge da compreensão de que a construção do saber dos estudantes tem como base suas experiências e conhecimentos prévios, definidos histórica e socialmente.

Desse modo, o novo conhecimento é mais facilmente internalizado quando os estudantes conseguem perceber a relação com outros conhecimentos, com sua vida e com o contexto de sua produção.

Adaptado de https://sites.google.com/a/escola.pr.gov.br/conectados-2-0-ciencias---comer-e-exercitar-se/01-1-2-desafios-relacionados-a-contextualizacao-1

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