Leitura para Professores

E na sua escola, como acontece?

Constatei que o momento fundamental na formação de professores é o da reflexão crítica sobre a prática, como já dizia Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: “é pensando criticamente as práticas de hoje e de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

Interessante observar também que o professor só muda de atitude se estiver confiante, fundamentado e com desejo para experimentar determinada prática. Mesmo estudando, refletindo e construindo novos conhecimentos, é necessário desejar fazer diferente e praticar o que aprendeu.

Daí a importância do coordenador, sendo sabedor das necessidades dos seus professores, precisar estimulá-los, encorajá-los e apoiá-los a se aventurar, pois mudanças de paradigma não acontecem de forma mágica, depende da disponibilidade para conhecer, da reflexão sobre a prática e da ousadia para transformar.

Tenho consciência que nada disso é fácil, exige esforço! É necessário considerar ainda que, os educadores em formação na escola têm diferentes saberes, construídos pela experiência, que precisam ser valorizados, respeitados, preservados e ampliados. Uma das importantes tarefas do coordenador é contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, e ao cumprir essa tarefa contribuirá inevitavelmente para o seu próprio crescimento e para a aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças.

No início foi difícil colocar a teoria na prática. Lembro que quando começamos a trabalhar com projetos específicos por sala, numa experiência realizada no ano passado, as professoras sentiram dificuldades para elaborar seus projetos.

Por isso, estudamos o livro da professora Maria Carmem Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn ("Projetos pedagógicos na Educação Infantil"). Ao terminar a leitura, as professoras demonstravam segurança e independência para propor novos projetos de acordo com a realidade e particularidades de sua turma. Até o momento continuamos vivendo bons projetos, pensados e elaborados pelos professores.

E na sua escola, como acontece a formação dos professores? Conte-nos a sua experiência.

Adaptado de: gestaoescolar.org.br/conteudo/1906/blog-coordenadoras-em-acao-o-que-fazemos-para-formar-nossos-professores-dentro-das-escolas

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.