Temas em Foco

Aprender a aprender, e ensinar

Pesquisem a série Sementes da Educação para conhecer experiências baseadas na aprendizagem cooperativa, disponível em www.ubuntunoticiasce.com.br/2019/01 /serie-retrata-experiencia-de-13-escolas.html

Aqui estamos novamente, pensando em inovações capazes de projetar mudanças, mas também que não basta que elas sejam sugeridas ou encaminhada à escola sem a devida preparação de professores (as), pois é o que eles e elas sabem e pensam sobre o ensino que determina o que irão fazer ao ensinar. Para pensar!!!

Para dar continuidade a essa reflexão, iniciamos as publicações da quinzena sugerindo a leitura do texto Nossos alunos precisam saber criar conhecimento, mais precisamente uma entrevista com a filósofa Viviane Mosé, durante a qual fala que a escola contemporânea precisa saber ensinar o aluno do século 21 a aprender a aprender e que isso deve ser uma mudança cotidiana. Assim, a cada dia um novo cenário vai se desenhando.  

Na sequência, o texto Como tornar a reunião de pais e responsáveis mais dinâmica, conversa com gestores e equipe pedagógica sobre o quanto a parceria escola-família é necessária para o sucesso do processo educativo das crianças e como os encontros precisam ser planejados levando em conta o que os pais desejam e precisam saber e o que a escola deseja e precisa contar. Socializar o processo de aprendizagem das crianças em relação aos objetivos traçados pela escola é um importante instrumento de comunicação e criação de confiança.

E na sua escola, como acontece? é o texto sugerido aos professores. O momento fundamental na formação de professores é o da reflexão crítica sobre a prática, como já dizia Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Autonomia: “é pensando criticamente as práticas de hoje e de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.

A dica é muito especial, trata-se de um vídeo chamado O que a Escola precisa aprender antes de ensinar? Vale a pena assistir...tem tudo a ver com o Cooperjovem e o PEC.

Trazemos também uma animação para ser assistida pelos professores e pelas crianças. A animação “Cloudy Lesson” (Como fazer nuvens, em livre tradução), nos ensina a ensinar. O curta conta a história de um avô fazedor de nuvens que, ao ver que as coisas não vão de acordo com o planejado, ensina ao neto que grandes ideias podem nascer de acidentes. A educação não consiste em ocupar a mente, mas libertar as crianças para que sejam indivíduos capazes de pensar e criar.

O bonequinho da amizade: uma notícia boa, traz a experiência da EEB Cristo Rei, parceira da cooperativa Creditapiranga. Ela nos conta que, atendendo a um dos objetivos do projeto educacional cooperativo - PEC, metodologia do Programa Cooperjovem, realizaram uma atividade envolvendo um valor muito interessante e importante para a formação das crianças: a amizade. Em outra ocasião podemos solicitar que relatem com mais detalhes o trabalho e digam quais foram seus resultados. Parabéns pela iniciativa, o Cooperjovem agradece.

Boa leitura e até a próxima quinzena

Equipe Cooperjovem SC

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.