Sugestão de Leitura

Competências de educador

Ana Mariza Filipouski

Todo projeto de mudança vem carregado de valores, ideais e concepções que, articulados entr

e si, desenham objetivos e indicam modos de fazer. O bom desempenho para a concretização dos objetivos traçados depende, em grande parte, da apropriação que se faz dos significados que permeiam tais projetos.

A formação inicial e continuada, com potencial para desenvolver as competências esperadas em projetos educacionais cooperativos, por exemplo, passa pela reflexão sobre:

 * posição pessoal em relação aos valores e princípios defendidos pelo programa ou projeto;

* disposição para aprender e mobilizar conhecimentos sobre novas formas de ensinar e enfrentar situações-problema;

* organização dos conteúdos, identificação e implementação de atividades capazes de promover a aprendizagem cooperativa;

* mediação de conflitos, questionamento de atitudes, indicação de limites, interação com a comunidade etc.

Em se tratando de competências profissionais ligadas à educação e, ao mesmo tempo, da formação de educadores para praticarem a educação cooperativa, é conveniente esclarecer também o que elas significam e como se manifestam na ação pedagógica.

Os quadros a seguir apresentam os tipos de competência traduzidos para a prática, com a intenção de favorecer a compreensão das relações entre pensamento e ação, conhecimento e aplicação prática. Eles podem ser transformados em slides a serem projetadas durante reuniões pedagógicas e/ou encontros de formação na escola.

 

Competência ética – ligada à reflexão Perguntas mobilizadoras da reflexão Conhecimento aplicado – ligado à ação
Atitudes que colaboram para o desenvolvimento pessoal, social, cognitivo e profissional (capacidade de realizar trabalho). Que atitudes fazem bem aos alunos e os projeta para o exercício da cidadania? Quais ações, atividades, tarefas ou projetos colaboram para a prática da cooperação? Favorecimento de situações que se revertam em experiências de sucesso (desenvolvimento da autoestima, autoconfiança, autonomia, autocuidado, empatia).

 

Slide 1

 

Competência teórica – ligada ao conhecimento Perguntas mobilizadoras da reflexão Conhecimento aplicado – ligado à ação
Saberes necessários para o desenvolvimento do trabalho educativo (capacidade de mobilizar conhecimentos para realizar uma prática pedagógica eficaz).

 

Que saberes são necessários para ensinar os conteúdos do Programa e atingir os objetivos planejados? Domino plenamente os conteúdos que desejo que os estudantes aprendam? Conheço as especificidades do público a quem se destina o Programa?

 

Aplicação prática dos conhecimentos, de acordo com as áreas do conhecimento em que se localizam os conteúdos do Programa, ao contexto dos processos de aprendizagem em curso, do grupo (relações sociais), do segmento em que atua (infância, adolescência), ao meio em que vivem etc.

Slide 2

 

Competência metodológica – ligada à prática Perguntas mobilizadoras da reflexão Conhecimento aplicado – ligado à ação
 

Prática pedagógica voltada para a realização de ações e atividades capazes de promover a aprendizagem e movimentar o nível de desenvolvimento dos aprendizes.

As atividades e projetos propostos são adequados para atingir os objetivos do Programa? Sou capaz de identificar situações em que a atividade compromete a continuidade da motivação dos alunos? As atividades de uma mesma ação têm conexão entre si e permitem perceber até onde cada aluno consegue realizá-las com autonomia? Leio os resultados obtidos como “produto” ou como “processo”? Aplicação de métodos e técnicas adequados à situação de aprendizagem e processo de formação de cidadãos cooperadores. No caso de pesquisas – para ensinar análise e síntese [observação, interpretação dos dados, estabelecimento de relações, comparação, classificação, generalização etc.], e não reduzir a estratégia apenas a coleta de dados a serem informados. No caso de projetos – para ensinar a projetar o futuro, ler a realidade, planejar, executar ações e avaliar resultados. Capacidade de transformar o saber em modo de fazer.

Slide 3

 

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.