Sugestão de Atividades

Como agrupo meus alunos?

Em duplas, trios, quartetos? Para definir a melhor alternativa, é necessário, antes de mais nada, diagnosticar o que cada um sabe sobre o conteúdo.

As professoras Ana Paula Kordash e Vera Lúcia Guastapaglia, da EMEF Leandro Klein, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, lecionam para uma turma de 5º ano. Para ensinar conteúdos de todas as disciplinas, muitas vezes elas dividem os 28 alunos em grupos, mas nunca de forma aleatória. A razão é simples: as duas já sabem que colocar trabalhando juntos os que têm saberes diferentes é uma forma poderosa de fazer todos aprenderem.

Para tanto, sempre iniciam uma atividade com um diagnóstico em que verificam o que cada um sabe sobre o tema em questão. Só então planejam as situações de interação. Três delas - em Língua Portuguesa, Matemática e Geografia - são mostradas nas ilustrações nos quadros abaixo. 

Reescrita de conto

Disciplina:  Língua Portuguesa 

Objetivo  Desenvolver a produção de textos com base na linguagem que se usa para escrever. 
Conteúdo  Produção de textos 

Critérios de agrupamento:  Duplas, em que os dois têm nível de conhecimento próximo, mas habilidades distintas no que se refere à ortografia e à coesão de texto. 
Papel do professor:  Vera Lúcia Guastapaglia acompanhou o trabalho para garantir que os integrantes trocassem informações e se ajudassem para que ambos avançassem.
Interação entre alunos:  Para reescrever a história, cada dupla produziu um texto e o redigiu conjuntamente, alternando o papel de escriba.

 

 

 

 

 

 

 

Discussão sobre estratégias de cálculo

Disciplina:  Matemática 
Objetivos:  Desenvolver e debater em grupos diferentes estratégias de cálculo mental 
Conteúdo:  Cálculo mental 

Critérios de agrupamento:  Organização ascendente, iniciando com o trabalho individual, depois em duplas (cada um apresentava uma estratégia diferente ou a mesma estratégia com resultados errados) e, por fim, em quartetos (análise da estratégia mais econômica).

Papel do professor:  Ana Paula Kordash observou as estratégias dos alunos e, com base nisso, fez agrupamentos ao longo da atividade. Durante o trabalho, pedia que eles explicitassem suas estratégias de cálculo.

Interação entre alunos:  Em duplas, cada um defendeu seu ponto de vista e suas estratégias para o colega. Quando as duplas formaram um quarteto, ambas mostraram as formas de calcular para, todos juntos, estabelecerem o caminho mais preciso. 

Pesquisa e escrita de texto sobre rios

Disciplina:  Geografia 
Objetivo: Redigir um texto informativo sobre um dos rios do estado de São Paulo. 
Conteúdo:  Bacia hidrográfica 

Critérios de agrupamento:  Duplas que iriam pesquisar diferentes informações sobre o mesmo conteúdo.

Papel do professor:  Vera Lúcia Guastapaglia indicou a bibliografia e os sites a serem pesquisados e orientou a seleção das informações mais importantes. Durante a redação do texto, garantiu que os dois alunos participassem e se revezassem na função de escriba. 
Interação entre alunos: Cada dupla escolheu o rio que gostaria de conhecer e definiu o que ambos iriam pesquisar em casa. Em classe, os dois selecionaram os dados mais relevantes e, com base neles, redigiram um texto relacionando as informações pesquisadas.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.