Sugestão de Atividades

Debates – atividade preparatória, opiniões e argumentos

Os debates nada mais são do que diálogos coletivos. Por meio deles os alunos podem compartilhar e discutir suas opiniões, ver de diferentes ângulos uma mesma situação, e até rever seus conceitos. As experiências de vida são outro fator que anima os debates em sala de aula, pois trazem à tona conhecimentos e posições que são extraídos do diálogo familiar e expressam saberes sobre a realidade, por isso o seu relato deve ser estimulado.

Participar também exige uma série de conhecimentos que permitam aos jovens alunos fazerem escolhas responsáveis. Ao apresentar o tema da participação social e propor debates acerca dos interesses das coletividades é importante que se situem quanto as instâncias que interferem nas escolhas do dia a dia e definem as prioridades individuais e coletivas como pautas de permenente reflexão e negociação. Para isso, inspirados em PIAGET (O julgamento moral na criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.), sugere-se trazer para debate a relação entre:

 — o individual e o coletivo;

 — o privado e o público;

 — as necessidades básicas e os direitos;

 — as responsabilidades e os deveres;

 — os desejos e os valores.

O subsídio ao debate proposto sobre participação social pode ser encontrado em outras publicações aqui no blog e nos textos indicados a gestores e professores da quinzena. O estudo sobre o assunto deve suscitar, a partir de uma breve exposição do professor, que os alunos se valham de suas experiências pessoais e do diálogo inicial com um colega.

Para isso, sugere-se que algumas ações sejam planejadas, a exemplo de:

  • leitura oral de um texto escolhido (com a alternância dos alunos leitores);
  • exposição do professor que contextualize o tema e sintetize os argumentos;
  • divisão da turma em grupos (para aprofundamento da leitura);
  • distribuição dos parágrafos entre os grupos;
  • leitura de entendimento, aprofundamento, posicionamento em pequeno grupo;
  • preparação para apresentação do parágrafo em grande grupo;
  • apresentação do texto pelos grupos, por ordem dos parágrafos, com a leitura e posição de cada grupo;
  • síntese oral coletiva sobre o tema participação social e jovens.

Todo debate com cunho pedagógico precisa ser planejado e subsidiado por diferentes recursos, sejam exposições, consultas prévias, pesquisas ou leituras que induzam a um posicionamento e fortaleçam a argumentação, documentários ou filmes, como o sugerido a seguir, que demonstrem atitudes participativas e formas coletivas de enfrentamento de certas questões.

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