Leitura para Gestores e Equipe Pedagógica

Participação juvenil – entendendo o significado

O processo de construção da cidadania ativa inclui várias possibilidades de atuação desenvolvida pelos jovens, nos âmbitos nacionais, estaduais e municipais. O desenvolvimento de ações e atividades locais pelos jovens que ajudam na construção e na promoção da cidadania ativa é considerado como participação juvenil. Essa participação pode ser social ou cultural, por exemplo, e é definida da seguinte maneira:

Participação Social – Está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sociocomunitária, como é o caso da participação na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas, nos bairros. E, ainda, envolver-se em causas e iniciativas, em projetos coletivos, obras filantrópicas ou em movimentos comunitários. A participação juvenil desenvolve o pensamento e a criatividade das novas gerações, gera ideias e soluções para lidar com as cidades do futuro e seus problemas.

Participação Cultural – Refere-se à participação ou à organização de atividades culturais ou religiosas, às experiências de contato com outras culturas e à participação em organizações culturais e em grupos artísticos, entre outras possibilidades.

A participação da juventude é entendida como um processo em que os jovens buscam influenciar e compartilhar a responsabilidade das decisões e o destino dos recursos que lhes afetam.

Pode-se dizer que Participação Juvenil refere-se ao envolvimento dos jovens na transformação social, sendo o jovem considerado um ator estratégico do desenvolvimento, um cidadão ativo que participa dos processos sociopolíticos e na tomada de decisão sobre os assuntos de interesse do próprio jovem, por meio da não violência, do respeito mútuo e de acordo com os princípios da democracia, justiça global e dos direitos humanos universais.

https://www.infojovem.org.br/infopedia/recursos/participacao-juvenil/

 

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *