Leitura para Professores

Educação cooperativa – o que cabe ao professor?

A leitura sugerida sintetiza a relação da educação cooperativa com a elaboração de projetos cooperativos, suas características e o que cabe ao professor durante o processo de ensino e aprendizagem.

Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados. Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida.

O Programa Cooperjovem tem a elaboração de projetos como escolha metodológica, por entender que eles possibilitam aprendizagens de caráter coletivo, uma vez que seu critério orientador aponta para uma visão globalizante da realidade, concretizada pela educação cooperativa.

 

O trabalho em colaboração, ponto central da educação cooperativa, torna-se, então, poderoso aliado de uma metodologia que valoriza atitudes cooperativas, evidenciando que a ação coletiva e a aprendizagem colaborativa possibilitam que uns aprendam com os outros, o que potencializa a ação de todos para responder aos desafios relacionados à atuação profissional de cada um.

Tais características apontam para o desenvolvimento de uma cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades que: sensibilizem as escolas para o desenvolvimento da educação cooperativa no cotidiano escolar; promovam o intercâmbio entre escolas, famílias, comunidades e cooperativas e desenvolvam práticas pedagógicas que estimulem e propiciem a participação e a intervenção na realidade.

A síntese apresentada pode ser utilizada para retomar o debate acerca de práticas pedagógicas coletivas e tem potencial para modificar positivamente os resultados esperados pelas escolas com a realização do PEC.

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.