Sugestão de Atividades

Pesquisando roteiros de oficinas temáticas

Em sua nova fase, o projeto Onda Jovem abordará com jovens e educadores de três organizações sociais o tema "Famílias Juvenis - De onde eu venho e para onde eu vou".

A proposta é discutir com jovens seus desejo e as oportunidades para construir seu lugar no mundo, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre o papel da família em suas vidas e o reconhecimento do contexto em que vivem e como podem atuar nele.

Para este ciclo foram desenvolvidas três oficinas, compostas por uma série de atividades lúdicas, dinâmicas, jogos cooperativos, ações de mobilização e propostas de debate. Confira:

Percepção do Território

Por meio de jogos cooperativos e dinâmicas, jovens refletem sobre o lugar onde vivem e convivem.

  

Objetivo Tempo previsto de execução Materiais e Equipamentos necessários Conteúdos abordados

 

Refletir com os jovens a percepção sobre o os espaços onde vivem, circulam e gostariam de conhecer. Estimula a compreensão de si e do outro, coexistindo em diferentes realidades e espaços. 3 horas Mapas da cidade, celular com aplicativos de pesquisa e localização, música para relaxamento, etiquetas adesivas coloridas, canetas esferográficas.

 

- Percepção de si e do outro e dos espaços onde circula e deseja circular.

- Autolocalização nos espaços de circulação cotidiana.

 

 

 Atividade de aquecimento – alongamento coletivo em RÁ

  • Peça ao grupo que faça um círculo, junte as palmas com polegares para cima, vire as mãos para a esquerda, deslize a palma deixando uma palma para cima e outra para baixo;
  • Peça que juntem palmas com palmas, formando uma roda de mãos dadas. Em seguida proponha um alongamento dirigido: soltando e rodando os ombros, braços, cabeça, pés, joelhos, quadris, encerrando com pulinhos;
  • Ainda em círculo, os alunos são orientados a inspirar levantando os braços em seguida expirar movendo rapidamente os braços em direção ao chão, emitindo em voz alta a sílaba RÁ;
  • Em um primeiro momento, o sopro em RÁ é realizado coletivamente, e em seguida individualmente, um em sequência ao outro.

 

Atividade 1 – Circulando pelo espaço

  • Prepare o ambiente de modo que todos possam sentar-se numa posição confortável e coloque uma música apropriada para relaxamento;
  • Peça a todos que fechem os olhos e se tornem mais conscientes de sua respiração, passando então a uma indução para que relaxem todas as partes do corpo, começando pelos pés até a cabeça (quanto mais partes do corpo forem mencionadas, mais profundo é o relaxamento);
  • Completado o relaxamento siga o roteiro abaixo:

 

“Agora você vai iniciar uma viagem...

Você está flutuando e aos poucos se distancia dessa sala e num sobrevoo se dirige até a sua casa. Esteja atento a tudo o que se passa ao seu redor, as pessoas, paisagens... e aos poucos vá se aproximando de sua casa...

Ao chegar em sua casa, sua família está reunida à sua espera... Cumprimente os seus familiares, confraternize e então se dirija para outro cômodo... neste cômodo está um de seus familiares, que ao te encontrar, olha nos teus olhos e lhe entrega um presente... Guarde este presente...

Então, você se despede de todos e continua sua viagem, que agora tem como destino a sua escola. Repare em tudo que acontece nesse caminho... Chegando à escola, você se dirige até uma sala de aula onde um professor muito especial lhe espera para lhe dizer algo muito importante, uma mensagem...Você ouve a mensagem com atenção e se despede de seu professor.

Agora você está a caminho de um lugar que sempre quis conhecer, mas nunca teve oportunidade. Para esse destino você pode levar quem quiser...

Percorra o caminho que te leva a esse lugar que você tanto deseja e perceba os detalhes desse caminho e preste atenção também aos seus sentimentos...

Agora, você chegou ao tão esperado lugar, sinta o lugar, repare dos detalhes, veja o que acontece... Desfrute a experiência de estar num lugar que  tanto desejou... Como você está se sentindo nesse lugar? O que mais lhe agrada? E aos poucos, prepare-se para retornar de sua viagem... Você está se aproximando da sala onde iniciou a viagem e lentamente retorna para seu estado inicial, tornando-se  mais consciente de sua respiração, de seu corpo. Abra os olhos."

 

  • Reunidos em círculo, peça aos participantes que relatem um pouco sobre a experiência que vivenciaram e que contem a mensagem e o presente que ganharam;
  • Após os relatos, explique que o objetivo da atividade é entrarmos em contato com nossos desejos, com nossas percepções e também com símbolos. Explique tanto o presente como a mensagem do exercício são esses símbolos e que cada um deve buscar em si próprio, o significado desse símbolo.

 

Atividade 2 – Localização no mapa

  • Divida a turma em grupos de 4 ou 5 componentes;
  • Apresente o material que será utilizado na atividade: mapas da cidade e etiquetas coloridas (de preferência use etiquetas adesivas em formas de bolinha, pois o tamanho delas é mais adequado para o mapa);
  • Distribua um mapa para cada grupo e etiquetas coloridas para cada um dos integrantes, de modo que cada integrante fique com uma cor diferente da de seus colegas.
  • Cada integrante deve ter seis etiquetas, em uma deve escrever seu nome e colar numa parte externa aos contornos do mapa, criando assim uma legenda com o nome de cada participante. As outras etiquetas devem ser dispostas no mapa de acordo com a seguinte orientação:

 

Etiqueta 1: o lugar onde você mora.

Etiqueta 2: um local onde você frequenta a lazer

Etiqueta 3: local onde estuda

Etiqueta 4: um local que costuma frequentar bastante

Etiqueta 5: um local onde gostaria muito de conhecer

 

  • Assim que todos os integrantes dos grupos finalizarem as localizações e colarem as etiquetas, peça para que visualizem em conjunto o mapa e discutam sobre a localização de seus colegas e façam um levantamento do que mais chamou a atenção em relação às localizações.
  • Assim que todos os grupos discutirem os pontos que mais chamaram a atenção no mapa, peça que apresentem o mapa para o restante da turma, destacando os pontos que foram observados pelo grupo.
  • Para finalizar, estimule uma discussão em torno das percepções de todos os grupos.

 

Atividade 3 - Mobilização

Objetivos

  • Mobilizar os jovens para que reconheçam o espaço onde vivem, observando os detalhes e questões que interferem na sua vida cotidiana e na de pessoas próximas ao seu redor.
  • Conscientizar sobre as formas pelas quais diferentes atores sociais situam-se e percebem em relação ao espaço que habitam e circulam.

Desenvolvimento

  • Os jovens são orientados a realizar entrevistas com pessoas que residem, trabalham ou circulam nas proximidades do lugar onde moram.
  • As questões dessas entrevistas serão elaboradas coletivamente em sala de aula.

Sugestões de perguntas:

- O que você acha do lugar onde vive?

- Se pudesse mudar alguma coisa nesse lugar, o que seria?

- Qual lugar da cidade você gostaria de conhecer? Por quê?

- Como você descreveria o lugar onde vive para uma pessoa que não conhece a região?

 Além do roteiro de entrevista, o jovem levará um mapa para o entrevistado localizar os locais onde circula.

  • As entrevistas devem ser documentadas por foto ou vídeo.

 

http://www. ondajovem.com. br/central-de-conteudo/planos-de-aula/percepcao-do-territorio

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *