Leitura para Gestores e Equipe Pedagógica

A importância das oficinas pedagógicas e como criá-las

Por melhores que sejam a estrutura física, o corpo técnico e os recursos tecnológicos oferecidos por uma instituição, sua qualidade só será realmente reconhecida devido a excelência dos resultados que ela obtém com seus alunos. Para isso, ela precisa contar com uma ferramenta fundamental: a realização de oficinas pedagógicas.

No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre os responsáveis por sua idealização e execução conseguem planejar esse momento da forma mais eficiente. Por isso, uma oportunidade única de crescimento profissional e aperfeiçoamento didático pode ser desperdiçada.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa metodologia e saber como utilizá-la para produzir resultados espetaculares? Se é isso o que você deseja para sua escola, continue essa leitura e faça das suas oficinas pedagógicas um espaço de descoberta e transformação!

O que é uma oficina pedagógica?

As oficinas pedagógicas são instrumentos poderosos para o aperfeiçoamento didático em uma escola. Trata-se de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Nesse momento, a instituição de ensino reserva um espaço para a aprendizagem coletiva. Nele, os educadores têm a oportunidade de interação com o grupo, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Diferentemente de um modelo mais engessado e baseado na mera transmissão de informações, o estudo de um tema em oficinas pedagógicas permite a comparação entre experiências diversificadas, o que propicia uma abordagem reflexiva dos desafios enfrentados pelos docentes.

Qual é a importância de promover oficinas pedagógicas?

Não podemos negar que a rotina escolar é muito corrida. A grande demanda de trabalho, o conteúdo massacrante e a necessidade de despender uma quantidade significativa de tempo em tarefas burocráticas podem gerar a tendência de repetir práticas de ensino e aprendizagem.

Dessa forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada.

Além dessa reflexão e inovação, como já falamos, as oficinas pedagógicas são uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes.

Quando bem dirigidas, elas mostram como os conhecimentos teóricos podem ser aplicados aos desafios enfrentados na sala de aula, contribuindo para uma prática mais efetiva.

Quais as principais características de uma oficina pedagógica?

Considerando esses aspectos, podemos entender que essa metodologia é muito diferente de uma simples reunião realizada com o corpo docente ou mesmo uma série de palestras. Vamos conhecer algumas características da oficina pedagógica?

  • É um espaço de diálogo - O foco dessa metodologia é a construção coletiva de conhecimento. Portanto, ela deve ser aberta a vivências, diálogos e partilha. A ideia de ter informações como uma via de mão única não condiz com esse tipo de experiência.
  • É um momento de aprendizagem ativa - Como o próprio nome já diz, oficinas são momentos em que se trabalha ativamente, se conserta algo, e as pessoas se mobilizam para uma solução. Não se trata de uma atividade passiva, na qual o indivíduo apenas recebe. É o momento de colocar a “mão na massa”. Não é um espaço para divagações teóricas, mas para a busca de soluções.
  • É dedicada a um tema ou dificuldade - Propostas muito genéricas podem se mostrar bastante superficiais. Por isso, quanto mais específica for a oficina, maiores são as chances de ela prover ferramentas úteis para a atuação do docente.

Esse é o motivo pelo qual os objetivos de uma oficina devem ser definidos de forma clara. Por isso, em vez de trabalhar um conceito mais genérico, como o lúdico na aprendizagem, é mais interessante direcionar: como utilizar jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico, práticas que favorecem a interpretação textual etc.

https://www. escolaweb.com . br/blog/coordenacao-pedagogica/entenda-a-importancia-das-oficinas-pedagogicas-e-saiba-como-cria-las/

 

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *