Temas em Foco

Ética da cooperação

 

As últimas publicações trataram do trabalho pedagógico voltado à educação ambiental como forma de intervir no futuro do planeta desde as escolhas pessoais, ou seja, de como educar para a sustentabilidade a partir de decisões simples, mas que podem causar impacto nos padrões de comportamento coletivos. De certa forma, trouxeram para debate a ética ambiental.

Para falar de ética, nesta quinzena trazemos dois textos de Leonardo Boff, conhecido mundialmente por seu trabalho, além de ser autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Mística e Antropologia. Em seus livros A Ética da Vida e Saber Cuidar, ele trata assuntos como a sobrevivência do planeta Terra e do próprio homem, da importância do cuidado na nossa vida, das diversas ecologias.

O jeito de cuidar de Leonardo Boff é o texto dirigido aos professores do 1º ao 4º ano. A entrevista concedida ao Construir Notícias coloca questões como: O que é Ética? Qual a sua importância na vida de todo o ser humano? Como os educadores devem servir-se dela para orientar seus alunos? Como nasce a ética é voltado para professores do 5º ao 9º ano e refere-se à sociedade capitalista que valoriza mais a competição do que a cooperação e magnifica o indivíduo que se constrói sozinho, e não a sociedade e a comunidade. Ambos merecem ser lidos por todos!!!

Para complementar as leituras, faz-se a sugestão do filme O Leitor aos professores, um interessante drama dirigido por Stephen Daldry, EUA e Alemanha (2009) que aborda a ética em outra perspectiva.

Para os alunos do 1º ao 4º ano recomenda-se o vídeo A semente da verdade, uma história contada que versa sobre a honestidade e a verdade, fala de virtudes e da coragem para vencer desafios. O fundo musical e as imagens que acompanham a história têm suscitado bons debates com as crianças.

A sugestão de leitura, também dirigida aos professores, é Saber Cuidar, uma obra de Leonardo Boff (Editora Vozes) que aborda de forma clara e objetiva a temática do Cuidado. O autor fala sobre a falta de cuidado em geral e indica um caminho para sanar os descuidos que vêm degradando nosso planeta como um todo.

Como sugestão de atividade a ser adaptada e recriada pelos professores das séries iniciais. Filosofia e Ética para Crianças, uma proposta Interdisciplinar, é um relato comentado sobre uma experiência que introduz o estudo da filosofia e da ética. Escrita por Dora Incontri e Alessandro César Bigheto, a proposta começa falando que nenhum ato pedagógico pode se dar sem uma finalidade ética, o que justifica e esclarece a possibilidade de inserir assuntos dessa natureza ao fazer educação para valores. Vale a pena conferir!!!!

Boa leitura a todos.

Equipe Cooperjovem/SC

 

Envie para

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.