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GEP – Grupo de Estudos Pedagógicos

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) está promovendo no mês de agosto o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), uma das ações de acompanhamento e avaliação do Programa Cooperjovem em Santa Catarina.

Os encontros já foram realizados em Florianópolis e Chapecó nos dias 03 e 09 de agosto, respectivamente. Ainda será realizado mais um encontro no próximo dia 16 de agosto, em Balneário Camboriú, com a presença dos coordenadores das escolas participantes e de coordenadores das cooperativas parceiras do programa.

A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, explica que após o reposicionamento do programa em 2010, inaugurou-se uma nova fase do Cooperjovem em Santa Catarina, a partir da estruturação de uma nova metodologia de formação de professores fundamentada na educação cooperativa e nos princípios e valores do cooperativismo. Para tanto, se fez necessário criar ferramentas para obtenção de uma boa gestão e possibilitar o acompanhamento contínuo das ações decorrentes da implantação do programa nas escolas.

Patrícia Souza ressalta ainda que “pretende-se desenvolver uma visão crítica sobre a proposta pedagógica do programa, cujos resultados poderão guiar a tomada de decisões futuras, seja a respeito do que deve ser mantido, transformado ou construído”. Para isto, foi criado em 2011, um Caderno de Avaliação que possibilitou instrumentalizar as escolas, professores, coordenadores, cooperativas e SESCOOP/SC para a análise dos resultados pedagógicos do programa. Estes resultados são verificados através da aplicação de estratégias didático-pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências que são condizentes com a prática cooperativista e que estão distribuídas no novo material didático do programa (cadernos do aluno e do professor).

A programação do GEP tem por objetivos: orientar quanto ao processo de avaliação cooperativa nas escolas; apresentar os resultados que foram compilados pela primeira pesquisa realizada no final do ano passado; e discutir as novas estratégias para o aprimoramento e aplicação da ferramenta em 2012.

Os encontros estão sendo coordenados pela consultora pedagógica Maria Denise Crespo Nunes, autora dos novos livros didáticos do Programa Cooperjovem e do Caderno de Avaliação.

 

 

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